fevereiro 22, 2024
Cotidiano

O que é aditivo antichama?

aditivo antichama

Os aditivos antichama são substâncias que são adicionadas aos materiais poliméricos para reduzir a sua inflamabilidade e a velocidade de propagação da chama. Esses aditivos são importantes para aumentar a segurança de produtos que são expostos ao fogo ou a fontes de calor, como revestimentos, isolamentos, espumas, tecidos, plásticos e borrachas.

Como funcionam os aditivos antichama?

Os aditivos antichama podem atuar de diferentes formas para retardar ou impedir a combustão dos materiais. Alguns exemplos são:

  • Formar uma camada protetora na superfície do material, impedindo o contato com o oxigênio e o calor.
  • Liberar gases ou vapores que diluem o oxigênio no ar e diminuem a concentração dos gases combustíveis.
  • Absorver o calor da chama, reduzindo a temperatura do material e dificultando a ignição.
  • Promover a formação de resíduos carbonizados que não propagam a chama.
  • Interferir nas reações químicas da combustão, inibindo a formação de radicais livres.

Quais são os tipos de aditivos antichama?

Os aditivos antichama podem ser classificados em dois tipos principais: os reativos e os aditivos.

Os aditivos antichama reativos

São aqueles que se incorporam à estrutura química do material, formando ligações covalentes. Esses aditivos são mais estáveis e não migram para a superfície do material. Porém, eles podem alterar as propriedades físicas e mecânicas do material, além de exigir uma maior quantidade para serem efetivos.

Exemplos de aditivos antichama reativos são os compostos halogenados, como os clorados e os bromados, e os compostos fosforados, como os fosfatos e os fosfonatos.

Os aditivos antichama aditivos

São aqueles que se misturam fisicamente ao material, sem formar ligações químicas. Esses aditivos são mais fáceis de aplicar e requerem uma menor quantidade para serem efetivos. Porém, eles podem migrar para a superfície do material ou se perder durante o processamento, reduzindo a sua eficiência.

Exemplos de aditivos antichama aditivos são os hidróxidos metálicos, como o hidróxido de alumínio e o hidróxido de magnésio, e os compostos nitrogenados, como as melaminas e as guanidinas.

O que são retardantes de chama?

Os retardantes de chama são um termo genérico que se refere a qualquer substância que retarda ou impede a propagação da chama em um material. Os aditivos antichama são um tipo de retardante de chama, mas existem outros métodos que também podem ser usados, como o tratamento superficial, o revestimento com materiais incombustíveis ou a modificação da estrutura do material.

São essenciais para garantir a segurança de diversos produtos e aplicações, como construção civil, indústria automotiva, indústria elétrica e eletrônica, indústria têxtil e indústria de móveis.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X