abril 15, 2024
Cotidiano Saúde / Beleza

Como cuidar da saúde mental infantil?

saúde mental infantil

A infância é um período de desenvolvimento fundamental para a construção das bases de uma boa saúde mental. Infelizmente, muitos adultos não sabem como sustentar seus filhos durante esse período. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar os pais a cuidar da saúde mental de seus filhos.

A má saúde mental na infância impede o desenvolvimento e funcionamento adequados na vida adulta. Como resultado, leva a situações dramáticas, incluindo um aumento na escala de suicídios. Por isso, a saúde mental deve ser cuidada desde cedo. 

A UNICEF aconselha os pais e cuidadores de crianças com menos de 10 anos a fazer para apoiar os seus filhos. Vejamos os desafios específicos de cada etapa de desenvolvimento da criança, divididos em duas faixas etárias (0-5 e 6-10 anos). 

Crianças menores de 5 anos

Durante este período, as crianças atingem muitos marcos importantes para o seu desenvolvimento: desde o primeiro sorriso e o primeiro passo, até a vivência de toda uma gama de emoções. É um momento de crescimento e aprendizado, e é o momento perfeito para começar a apoiar a saúde mental de seu filho.

Passe o máximo de tempo possível com seu filho. Isso é de grande importância para ambas as partes. Construir relacionamentos calorosos e ternos e garantir a sensação de segurança e cuidado da criança são os alicerces de seu desenvolvimento saudável e bem-estar. Brinque com seu bebê, acaricie-o, converse com ele, cante para ele e leia todos os dias, se possível.

Jogue jogos que despertem a curiosidade de seu filho e estimulem seu desejo de aprender. Peça ao seu filho para nomear as coisas – comece com os objetos ao redor. Explore o ar livre juntos.

Na idade pré-escolar, a criança torna-se cada vez mais independente e curiosa sobre o mundo. A interação com as pessoas o ajudará a desenvolver sua própria maneira de pensar e entender o que está ao seu redor. Incentive seu filho a interagir socialmente brincando com outras crianças.

Peça ao seu filho para ajudá-lo com tarefas domésticas simples e apropriadas para a idade dele. Defina limites claros e expectativas realistas. Se você disser não ou não, diga ao seu filho o que você prefere que ele faça. 

Lembre-se de que as crianças pequenas estão apenas aprendendo a se expressar e a lidar com suas emoções. Se eles não conseguem comunicar suas necessidades, às vezes isso pode causar raiva ou estresse. Quando as crianças se sentem estressadas ou sobrecarregadas, precisam da presença de um adulto amoroso para mantê-las calmas e ajudá-las a lidar com suas emoções. 

O que não fazer?

Evite todas as formas de violência, incluindo gritar e bater. Quando uma criança cresce em um ambiente abusivo, isso pode prejudicar o desenvolvimento físico e mental normal da criança e causar problemas de longo prazo mais tarde na vida. 

Brigas frequentes entre pais e pessoas de seu ambiente próximo também têm um impacto negativo na criança. Uma atmosfera tensa pode ser muito estressante para ele. Acontece que os mais novos se sentem negligenciados, impotentes e indefesos. As crianças precisam de atenção constante, amor e cuidado para seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Lembre-se de cuidar de você também. É normal que você experimente muitas emoções extremas em momentos diferentes. Estes podem incluir alegria, frustração, nervosismo ou uma sensação de fadiga. Sempre que se sentir sobrecarregado, reserve um tempo para aliviar o estresse e a tensão. Certifique-se de ter pessoas ao seu redor que possam apoiá-lo. Tente reservar um tempo só para você atender às suas próprias necessidades. Não tenha medo de pedir ajuda.

Crianças de 6 a 10 anos 

O início da educação é um evento muito importante na vida de uma criança. Juntamente com a ida à escola, as habilidades físicas, cognitivas e sociais da criança se desenvolvem rapidamente. As crianças aprendem a descrever suas experiências e a falar mais sobre emoções.

Amizades e relacionamentos com colegas estão se tornando cada vez mais importantes. Este é um momento crucial em que as crianças ganham autoconfiança em todas as áreas da vida.

Ao passar mais tempo longe de casa, a criança adquire senso de responsabilidade e aprende a ser independente. Este também é o momento em que ele aprende a controlar suas emoções. Verifique como seu filho lida com os desafios da vida cotidiana. 

Como iniciar e manter uma conversa com seu filho? 

Comece a conversa com seu filho perguntando como ele está. Converse com ele sobre a escola, amigos, coisas que ele gosta e não gosta de fazer e o que ele acha difícil. Aproveite os eventos cotidianos que evocam emoções positivas e negativas, como vencer uma competição esportiva ou receber uma nota baixa.

Graças a isso, você verificará como a criança está se sentindo. Quando apropriado para o estágio de desenvolvimento de seu filho, converse com ele sobre as mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante a puberdade e ajude-o a entender o que esperar. Verifique como seu filho está e se ele tem alguma preocupação ou preocupação sobre a qual você pode falar.

Quando seu filho se abrir para você, tente fazê- lo se sentir confortável e seguro. Uma criança quer ser apreciada e aceita por aqueles ao seu redor. Sua aceitação é o primeiro passo para criar confiança para ele. Preste atenção no exemplo que você está dando para seu filho com seu comportamento.

Seu bebê olha para você e se lembra de suas emoções e da maneira como você reage a diferentes situações. Reconheça as conquistas e o bom comportamento de seu filho. Elogie concentrando-se em suas ações.

Lembre-se de que seu tempo é um presente precioso para uma criança. Dizer “eu te amo” ou abraçá-lo não são as únicas formas de demonstrar afeto. Ouça seu filho com atenção e mostre interesse genuíno no que ele tem a dizer.

Inclua-os no processo de tomada de decisões domésticas simples, por exemplo, o que comer no jantar. Deixe seu filho saber que você o ama, não importa o que aconteça, mesmo que cometa erros.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X